0
“Pátio de Verão” de Yannet Briggiler

“Pátio de Verão” de Yannet Briggiler

 

Patio de Verano | Pátio de Verão

As ilustrações de Pátio de Verão são impressões que nascem da memória de um local e de um momento: um pátio no interior da província de Santa Fé, Argentina, em janeiro de 2014. A sensação térmica é de 47°. Uma mulher com cabeça de dragão está deitada no chão de um pátio, fumando e a espera de alguma coisa. O calor extremo não é tão sentido por ela como o cuspe de fogo que engole e a queima por dentro. Os dragões podem ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força, mas também simples criaturas autodestrutivas. Pátio de Verão é uma exposição composta por ilustrações, flip books e desenho animado sobre personagens femininos híbridos (corpo de mulher e cabeça de dragão ou de serpente) representados em posturas passivas junto a elementos que evocam pátios argentinos tradicionais.

Tais ilustrações falam da presença do tédio e a inconformidade que, sem saída, foge m à regiões emocionalmente dolorosas, pensamentos sobre a perda e a compreensão da finitude que virá mais cedo ou mais tarde. Com traço fino e por vezes bastante sintetizado, o desenho de elementos preexistentes e repetidos respondem à modelagem do que é lembrado aqui e agora. As cores, geralmente sólidas e planas, procuram repassar alguma luz que pode ser vista em pequenas cidades do interior de Santa Fé, durante uma sesta abafada, em um final de tarde que não refresca. Entre os reflexos do chão de piso vermelho e caneletas incandescestes, as fachadas de paredes com cicatrizes de trepadeiras, as cadeiras de ferro e os vasos de cimento manchados.

Yannet Briggiler Graduou-se em comunicação visual na Universidad Nacional del Litoral na Argentina. É diretora de curtas-metragens de animação, editora e ilustradora. Faz parte da Associação Cultural O Mago Realizações e é também uma das coordenadoras da Mostra Latino Americana de Animação A Caverna.