Atelier Piratininga

Atelier Piratininga (São Paulo, SP, 1993)

atelierpiratininga.com / atelierpira@gmail.com / (11) 2373-0224

facebook: atelierpiratininga / instagram: @atelierpiratininga

 

O Atelier surgiu nas antigas dependências do  Laboratório Pharmaceutico Piratininga, do qual incorporou o  nome. O grande galpão abrigou inicialmente um pequeno grupo de jovens artistas que buscavam um espaço de trabalho onde pudessem dar continuidade à experiência coletiva que alguns já tinham vivido  em  ateliês públicos. A partir de 2002 o Piratininga passou a ser coordenado apenas pelo artista Ernesto Bonato.

O Piratininga é um Atelier Coletivo de Gravura gerido por artistas com o propósito de compartilhar espaço de trabalho, informação, idéias, projetos artísticos e educativos. Valoriza a produção artística individual e acredita no desenvolvimento humano através da Arte.

Desde sua fundação em 1993, organiza e participa de várias exposições no Brasil e no exterior, encontros com artistas, cursos, workshops, projetos de intercâmbio, simpósios, palestras e publicações, envolvendo inúmeros parceiros e colaboradores. Além disso, abriga dezenas de artistas que desenvolvem projetos de curta ou longa duração em seu espaço, através do programa de Residência Artística.

Em 2016, o Atelier convida novos artistas e parceiros que estiveram próximos nestes últimos anos para se integrarem ao grupo, que ficou responsável por manter a tradição de mais de 20 anos de Gravura no PIRA.

O Atelier Piratininga está localizado no bairro da Vila Madalena em São Paulo, conhecido por abrigar diversos locais e propostas ligadas as artes, cultura e entretenimento.